top of page
Buscar

ATENDIMENTO MÉDICO PARA INDOCUMENTADOS NA HOLANDA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Ei! Você sabia que os migrantes indocumentados na Holanda têm acesso a alguns serviços e cuidados médicos mesmo sem uma autorização de residência válida?


Pois é! Neste artigo, vamos compartilhar algumas informações super úteis e recursos disponíveis para ajudar os migrantes indocumentados na Holanda.




  • Direito aos Cuidados Médicos


Os migrantes indocumentados na Holanda têm direito aos cuidados médicos necessários.


Os cuidados médicos de clínica geral são a primeira opção, mas às vezes pode ser complicado por causa da falta de informação da clínica ou ao medo entre os próprios migrantes indocumentados.


Nessas situações, você pode contar com a ajuda do Dokters van de Wereld e Kruispost (Cruz Vermelha) para cuidados médicos e psicossociais.




  • Dokters van de Wereld (Médicos do Mundo)


O pessoal do Dokters van de Wereld está aí para te ajudar com consultas, atendimento telefônico e até educação em grupo para te deixar mais confiante no sistema de saúde holandês. Eles também fazem a ponte entre os prestadores de serviços de saúde e os pacientes indocumentados. Durante as reuniões de grupo, você vai aprender sobre seus direitos.


Dá uma olhada nas iniciativas deles:


Ônibus de Cuidados: um posto de consulta móvel com médicos voluntários super atenciosos! https://doktersvandewereld.org/wat-doen-wij/de-zorgbus/


Café de Cuidados: um espaço aconchegante onde você pode aprender mais sobre o sistema de saúde. https://doktersvandewereld.org/wat-doen-wij/zorg-voor-ieder-mens/zorgcafe/


Atendimento Telefônico: ajuda na ponta do fio para entender seus direitos e como tudo funciona. https://doktersvandewereld.org/contact/need-help/




  • Cruz Vermelha


A Cruz Vermelha holandesa é formada por um monte de voluntários, membros e doadores que querem ajudar quem precisa. Eles oferecem desde suporte com alimentação até consultorias médicas. São 23 distritos e 197 localidades espalhados pela Holanda.


Para encontrar a localidade mais próxima de você, acesse:



  • Custos de Saúde e Reembolso


Você sabia que pode conseguir remédios nas farmácias por apenas 5 euros?


Isso mesmo! Se você é um migrante indocumentado na Holanda, há um sistema incrível para ajudá-lo a cuidar da sua saúde sem gastar muito.


Profissionais de saúde, como clínicas médicas, farmácias e hospitais, podem utilizar o programa da CAK destinado a estrangeiros não seguráveis. Então, quando você precisar de medicamentos, não se preocupe! Você tem direito a atendimento médico e acesso a farmácias conveniadas espalhadas por todas as regiões da Holanda.


Então, lembre-se: na próxima vez que precisar de um remédio, você só precisará contribuir com 5 euros (exceto as unidades semanais). E se não puder pagar? Sem problemas! As farmácias em Amsterdã podem obter a devolução desses 5 euros do Fundo de Emergência de Amsterdã, caso o profissional de saúde que prescreve o medicamento avalie sua incapacidade de pagamento.


Se o seu município ainda não tem uma farmácia conveniada pelo CAK, você pode entrar em contato com o Helpdesk no número 0800 - 5028 (gratuito) e pedir informações.


Lista de endereços de farmácias conveniadas para estrangeiros sem seguro:




Atenção!


Infelizmente, muitas clínicas gerais e farmácias ainda têm pouca informação sobre como lidar com pessoas indocumentadas, principalmente em cidades menores. Então, não hesite em compartilhar essas informações com eles para facilitar seu procedimento.


Informações para os prestadores de serviços de saúde declararem os custos obtidos com o paciente indocumentado:




Agora você já sabe!


Os migrantes indocumentados na Holanda têm acesso a diversos recursos e serviços. Esperamos que estas dicas te ajudem a navegar melhor no sistema de saúde holandês e a conhecer os seus direitos.


E lembre-se, se você tiver alguma sugestão ou dica extra para compartilhar, sinta-se à vontade para comentar!


Juntos, podemos criar uma comunidade mais informada e solidária.

Boa sorte e cuide-se!



Comments


bottom of page